Pesquisar

Galeria de Reitores

SITE GR

 

História e Memória da UFRJ na ditadura 13/07/2021 com Luciana Lombardo Costa Pereira, Maria Paula Nascimento Araujo, Andrea Cristina de Barros Queiroz, Marieta de Moraes Ferreira e Fernanda Wanderley Paes. O painel temático proposto pela Comissão da Memória e Verdade (CMV/ UFRJ) e pela Divisão de Memória Institucional do Sistema de Bibliotecas e Informação (DMI/ SIBI/ UFRJ). #FestivaldoConhecimentoUFRJ

 

INCONTÁVEIS - T1 EP1 Educação na ditadura - Roda de conversa com Dulce Pandolfi (UC/ UFRJ), Julia Polessa Maçaira (FE/UFRJ), Andréa Cristina de Barros Queiroz (DMI/SIBI e CMV/UFRJ), Luciana Lombardo (CMV/UFRJ) e José Sergio Leite Lopes (PPGAS-Museu Nacional/UFRJ).

 

INCONTÁVEIS - T1 EP2 Educação na ditadura - Utilizando imagens de arquivo e documentos inéditos localizados nos arquivos da repressão e na documentação das Comissões da Verdade, Incontáveis põe em evidência o papel dos sujeitos coletivos no debate público quando o assunto é o regime ditatorial iniciado com o golpe de 1964.

 

PODCAST Tem profissional da História aí? realizado pelo PPGH/PUCRS, por Tatyana Maia e Leonardo Feter, lançado em 08 dez. 2020. A Divisão de Memória Institucional SIBI/UFRJ, entrevista com Andréa Queiroz.

 

Revista Práticas em Gestão Pública Universitária: Dossiê 100 Anos de UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ, ano 4, v. 4, n. 2, p.304-320, jul.-dez. 2020.  A Memória Institucional da UFRJ sobre os Anos de Chumbo: uma entrevista com Andréa Queiroz, concedida a Carolina Caldas.

 

VERSUS: Revista de Ciências Sociais Aplicadas do CCJE/UFRJ  sobre os 100 anos da UFRJ.  Entrevista da historiadora Andréa Queiroz, diretora da DMI, para a revista.

 

Documentário Centenária:  a Universidade do Brasil entre duas pandemias, UFRJ, lançamento em 07/09/2020. Entrevista da historiadora Andréa Queiroz, diretora da DMI, para o documentário sobre a História da Universidade durante a década de 1990.

 

Jornal Especial da ADUFRJ 1145E, 100 anos da UFRJ, 07 de setembro de 2020, p.3 - a diretora da DMI, a historiadora Andréa Queiroz em entrevista concendia ao jornalista Kelvin Melo da ADUFRJ, relatou sobre o início da trajetória da Universidade, no artigo intitulado "E assim nasceu a Universidade do Rio de Janeiro...".

 

1º Forum Técnico-Administrativo, SINTUFRJ, 03 de setembro de 2020 - O trabalho apresentado “O centenário da UFRJ (1920-2020) e a Memória Institucional” no Fórum, pela historiadora Andréa Queiroz, diretora da DMI, foi premiado em segundo lugar pela Comissão Julgadora do evento.

 

Biblioo Cultura Informacional, 06 de maio de 2019 - Entrevista com a Historiadora Andréa Queiroz, sobre a curadoria da "Exposição “UFRJ 1968+50 – Histórias, Memórias e verdade”  realizada pela DMI em parceria com o Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza, da decania do CFCH.

 

Decania do CFCH - UFRJ, dia 22 de março de 2019 - na inauguração da exposição "UFRJ 68+50 - histórias, memórias e verdade", com a curadoria da Divisão de Memória Institucional/SIBI o reitor reafirma o compromisso da instituição com a Democracia. 

 

Biblioteca do CT 45 anos: A memória e a trajetória da UFRJ - Palestra ministrada por Andréa C. de Barros Queiroz no evento comemorativo dos 45 anos da Biblioteca Central do Centro de Tecnologia, em 25 de setembro de 2018.

 

Eventos UFRJ - IX Seminário Memória, Documentação e Pesquisa: políticas de preservação, disseminação, processamento técnico e segurança de acervos raros nas instituições públicas, 18 e 19 de Setembro de 2018, no auditório Muniz de Aragão, FCC, na Praia Vermelha.

 

CRB8, São Paulo –  IX Seminário Documentação e Pesquisa: políticas de preservação, disseminação, processamento técnico e segurança de acervos raros nas instituições públicas, 18 e 19 de setembro de 2018, no Auditório Muniz de Aragão, FCC, na Praia Vermelha.

 

Grupo de Profissionais em Informação e Documentação Jurídica do Rio de Janeiro (DIDJ) - IX Seminário Memória, Documentação e Pesquisa: políticas de preservação, disseminação, processamento técnico e segurança de acervos raros nas instituições públicas, 18 e 19 de Setembro de 2018, no auditório Muniz de Aragão, FCC, na Praia Vermelha.

 

Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia - VIII Seminário Memória, Documentação e Pesquisa com o tema  “A Universidade e a sua diversidade patrimonial: memória, história, cultura e arte.” será realizado na UFRJ - Praia Vermelha – Auditório Pedro Calmon nos dias 12 e 13 de Setembro de 2017.

 

Eventos UFRJ -  VII Seminário, Memória, Documentação e Pesquisa: Bibliotecas, Arquivos e Museus: saberes e práticas compartilhadas, a ser realizado nos dias 05 e 06 de Outubro de 2016, no Auditório Pedro Calmon, FCC, na Praia Vermelha.

 

Biblioteca Celso Furtado - Aline Balué, responsável pela Biblioteca Celso Furtado, visitou no dia 25/11 a exposição "450 anos da cidade do Rio de Janeiro contados pelas bibliotecas da UFRJ", instalada até o último domingo na Casa da Ciência (RJ). A exposição retratou a história do Rio de Janeiro com imagens de livros que fazem parte do acervo das mais de 40 bibliotecas da UFRJ e conexão direta para que o visitante descobrisse onde estava o livro.

 

UFRJ online, dia 05 de novembro de 2015 - UFRJ convida para exposição sobre 450 anos do Rio de Janeiro

 

Revista Biblioo, dia 08 de setembro de 2014 - Exposição retrata o impacto da ditadura civil-militar brasileira na UFRJ. Quase 50 depois, a UFRJ se propõe a rememorar estes fatos através de uma bela exposição onde esta e outras imagens estão à disposição do público. Realizada pelo Sistema de Informação e Bibliotecas (SiBI) e com curadoria de sua Divisão da Memória Institucional, a mostra tem por objetivo apresentar um panorama da vida universitária no momento do golpe de 1964 se estendendo até 1985, período que compreende os anos de chumbo no Brasil.

 

AdUFRJ, dia 01 de setembro de 2014 - O ano em que se completa meio século do golpe empresário-militar continua sendo marcado pelas iniciativas de resgate da memória e homenagens à resistência daquele período. Agora quem entra no diálogo sobre o tema é o Sistema de Bibliotecas e Informação (SiBI) da universidade com a exposição “1964: UFRJ – Imagens, Falas e Informações”.

 

UFRJ online, dia 18 de agosto de 2014 - Divisão de Memória Institucional do Sibi realiza exposição sobre os 50 anos do golpe militar

 

O Globo, dia 22 de março de 2014 - O texto do jornalista Leonardo Cazes, que escreve para o Caderno Prosa, entitulado “Nas universidades do Rio, o crescimento e repressão andaram juntos”, abrange o perído de ditatura militar e o papel das universidades do Rio de Janeiro até o momento atual, de criação da Comissão da Memória e Verdade, da UFRJ (CMV/UFRJ).

 

UFRJ online, dia 03 de setembro de 2013 - VI Seminário Memória, Documentação e Pesquisa

 

Instituto de Arquitetos do Brasil, Rio de Janeiro, dia 26 de agosto de 2013 - VI Seminário Memória, Documentação e Pesquisa

 

Instituto Augusto Boal (blog oficial), dia 28 de agosto de 2012 - V Seminário Memória, Documentação e Pesquisa: coleções especiais, patrimônio e memória

 

Universia.net, dia 15 de setembro de 2011 - UFRJ recebe Fórum seminário sobre memória documental. 

 

De Olho na CI, dia 12 de setembro de 2011 - Seminário sobre memória, documentação e pesquisa será realizado na próxima sexta. 

 

UFRJ online, dia 08 de setembro de 2010 - Nove décadas de memória

 

UFRJ online, dia 09 de setembro de 2009 - Pesquisadora discute internet e novos lugares de memória

 

UFRJ online, dia 03 de setembro de 2009 - III Seminário Memória, Documentação e Pesquisa

 

Pró-Reitoria de Pessoal Superintendência Geral de Pessoas (PR-4) da UFRJ, dia 03 de agosto de 2009 – Muito trabalho e perseverança: entrevista de Antonio José Barbosa de Oliveira, professor colaborador da Divisão de Memória Institucional do SiBI/UFRJ , professor assistente do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis. Antonio é responsável pelo setor de História do Registro da Informação e Memória Social e pela disciplina de mesmo nome.

 

Jornal do Sintufrj, edição nº 868 de 6 a 12 de julho de 2009 - Memória da UFRJ é tema no III Seminário Universidade: Memória, Documentação e Pesquisa que reunirá pesquisadores e estudiosos da história e da memória da instituição.

 

UFRJ online, 08 de julho de 2009 - Seminário na Praia Vermelha discute memória da UFRJ

 

Jornal do Brasil, edição do dia 19 de janeiro de 2009, pág. A19 - A história é matéria viva – profissionais recomendam: a História não deve ser ensinada como um passado acabado, sem uma correlação com o presente. Nas salas de aula, passado e presente ainda distantes. Especialistas veem ensino de história mais crítico, mas ainda há falhas.

 

Jornal da UFRJ, n. 40, dez/2008, p.17-19 - Em dezembro de 1968, a decretação do AI-5 endureceu o regime militar e trouxe consequências imediatas às universidades. Nesta matéria, contribuímos com as reflexões sobre a problemática da fragmentação universitária e sobre a extinção da Faculdade Nacional de Filosofia (FNFi)

 

Jornal da UFRJ n. 34, maio de 2008, pag. 28-29 - Um museu a céu aberto, por Rafaela Pereira.

 

UFRJ online, 24 de outubro de 2008 - Universidade e seus lugares de Memória

 

Web TV UFRJ, 10 de outubro de 2008 - Entrevista de Antonio José sobre o Palácio Universitário da Praia Vermelha.

 

UFRJ online, 09 de outubro de 2008 - Memória da UFRJ é preservada em livro lançado pelo SiBI.

 

UFRJ online, 14 de abril de 2008 - A universidade e seus lugares de memória.

 

UFRJ online, 19 de março de 2008- II Seminário Memória, Documentação e Pesquisa

 

UFRJ online, 28 de março de 2007 - Pela memória viva da universidade

  

Olhar Virtual, edição 213 de 20 de julho de 2008 – A universidade e os múltiplos olhares de si mesma.

 

Fórum de Ciência e Cultura, 24 de abril de 2007 – Os 70 anos de criação da Universidade do Brasil.

 

UFRJ SiBI - Divisão de Memória Institucional da UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ