Livros

 

MELLO, Paula Maria Abrantes Cotta de; PAULA, Elaine Baptista de Matos; OLIVEIRA, Eneida de; VARELLA, Maria Angélica Brandão (Org.). Guia de fontes bibliográficas sobre a cidade do Rio de Janeiro: dos acervos das bibliotecas do Sistema de Bibliotecas e Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: UFRJ / FCC / SiBI, 2015.

OLIVEIRA, Antonio José Barbosa de (Org.). A Universidade e os múltiplos olhares de si mesma. Rio de Janeiro: UFRJ / FCC / SiBI, 2007.

OLIVEIRA, Antonio José Barbosa de (Org.). Universidade e lugares de Memória. Rio de Janeiro: UFRJ / FCC / SiBI, 2008.

OLIVEIRA, Antonio José Barbosa de; QUEIROZ, Andréa Cristina de Barros (Org.). Universidade e lugares de Memória II. Rio de Janeiro: UFRJ / FCC / SiBI, 2009.

QUEIROZ, Andréa Cristina de Barros; SOTO, Moana Campos (Org.). A Universidade e a sua diversidade patrimonial: memória, história, cultura e arte. Rio de Janeiro: UFRJ / FCC / SiBI, 2017.

    

Artigos

 

FÁVERO, Maria de Lourdes. A Universidade Federal do Rio de Janeiro: origens e construção (1920 a 1965) In: OLIVEIRA, Antonio José Barbosa de (Org.). A Universidade e os múltiplos olhares de si mesma . Rio de Janeiro: UFRJ / FCC / SiBI, 2007, p.13-42.

OLIVEIRA, Antonio José Barbosa de. Um lugar para a Universidade do Brasil: a ilha e o palácio como metonímia da identidade institucional. Anais do XIV Encontro de Regional da ANPUH-RIO: memória e patrimônio . Rio de Janeiro: UNI-RIO, 2010.

OLIVEIRA, Antonio José Barbosa de. Uma breve história da UFRJ. Projeto Memória, Divisão de Memória Institucional - SiBI / UFRJ, Rio de Janeiro: SiBI / UFRJ, 2008. 

QUEIROZ, Andréa Cristina de Barros. A Universidade do Brasil e as suas memórias: um estudo sobre a preservação de seu acervo. Anais do X Encontro Nacional de História Oral: testemunhos: história e política .Recife: UFPE, 2010.

QUEIROZ, Andréa Cristina de Barros. Memória, Documentação e Pesquisa da UFRJ: A UFRJ e a Ditadura Civil-Militar (1964-1985). Anais do XVII Encontro de Regional da ANPUH-RIO: memória e patrimônio . Rio de Janeiro: UFRRJ, 2016.

QUEIROZ, Andréa Cristina de Barros. A UFRJ e a sua modernização conservadora durante a ditadura civil-militar (1964-1985).  Anais do XXIX Simpósio Nacional de História - Contra os Preconceitos: História e Democracia. Brasília: UnB, 2017.

QUEIROZ, Andréa Cristina de Barros. A memória institucional e os impactos da repressão na UFRJ (1964-1985). Anais do Encontro Internacional e XVIII Encontro de História da Anpuh-Rio: História e Parcerias. Niterói: UFF, 2018. 

 

UFRJ SiBI - Divisão de Memória Institucional da UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ