cartaz 6850 V3 190314

 

Exposição UFRJ 1968+50: Histórias, Memórias e Verdade

 

Esta exposição celebra as reflexões e resultados das pesquisas realizadas pela equipe da Divisão de Memória Institucional do Sistema de Bibliotecas e Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que em parceria com o Espaço Memória, Arte e Sociedade Jesse Jane Vieira de Souza da Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas torna público o acervo iconográfico, audiovisual e impresso referente ao período da ditadura civil-militar brasileira (1964-1985) e os impactos da repressão e autoritarismo na comunidade universitária.

A inauguração acontece no dia 20 de março, quarta-feira, às 10h, no Auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque, localizado no andar térreo do prédio da Decania do CFCH, no campus universitário da Praia Vermelha (Avenida Pasteur, 205, fundos, Urca).

Ao longo desse semestre acontecerão debates intitulados "Quartas de Verdade", no Auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque com pesquisadores convidados a fim de se refletir sobre a temática da Ditadura Civil-Militar no cenário Universitário brasileiro, em especial na UFRJ.

 

Quartas de Verdade

Também será realizada a série “Quartas de Verdade”, cuja programação inclui debates, exibições de filmes e palestras com temáticas afins. Confira a programação abaixo:

03/04 – Quartas de Verdade: debate “Comissão da Memória e Verdade UFRJ”.

17/04 – Quartas de Verdade: debate “Reforma Universitária e a dissolução da FNFi”.

08/05 – Quartas de Verdade: debate “Memória, Cultura e História”.

22/05 – Quartas de Verdade: Livro “A Verdade é Revolucionária”

05/06 – Quartas de Verdade: debate “História Oral: Marcas da Memória”.

Maiores informações: http://www.cfch.ufrj.br/index.php/27-noticias/1112-a-universidade-cumpre-o-seu-papel

 

cartaz 68 50 programação v2

Boletim Vitrine da Memória 

Atrelada às atividades de curadoria da Exposição UFRJ 1968+50: Histórias, Memórias e Verdade, a Biblioteca do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFRJ divulgou em seu Boletim Vitrine da Memória:

A CENSURA NA COLTED

"Neste número do Boletim Vitrine da Memória, o recorte apresentado abrange a censura aos livros no Brasil, no período de 1960 a 1970. Neste contexto, destacamos os livros selecionados pela Comissão do Livro Técnico e do Livro Didático (COLTED) que também foram objetos de restrição. Os livros escolhidos para este Vitrine são oriundos, como de costume, da antiga Biblioteca do CBPE".

Maiores informações: https://btcfchufrjbr.blogspot.com/p/vitrine-da-memoria-v_18.html

 

 

UFRJ SiBI - Divisão de Memória Institucional da UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ