Pesquisar

Galeria de Reitores

SITE GR

 

Livros e Capítulos de Livros

 

FÁVERO, Maria de Lourdes. A Universidade Federal do Rio de Janeiro: origens e construção (1920 a 1965) In: OLIVEIRA, Antonio José Barbosa de (Org.). A Universidade e os múltiplos olhares de si mesma . Rio de Janeiro: UFRJ / FCC / SiBI, 2007, p.13-42.

MELLO, Paula Maria Abrantes Cotta de; PAULA, Elaine Baptista de Matos; OLIVEIRA, Eneida de; VARELLA, Maria Angélica Brandão (Org.). Guia de fontes bibliográficas sobre a cidade do Rio de Janeiro: dos acervos das bibliotecas do Sistema de Bibliotecas e Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: UFRJ / FCC / SiBI, 2015.

OLIVEIRA, Antonio José Barbosa de (Org.). A Universidade e os múltiplos olhares de si mesma. Rio de Janeiro: UFRJ / FCC / SiBI, 2007.

OLIVEIRA, Antonio José Barbosa de (Org.). Universidade e lugares de Memória. Rio de Janeiro: UFRJ / FCC / SiBI, 2008.

OLIVEIRA, Antonio José Barbosa de; QUEIROZ, Andréa Cristina de Barros (Org.). Universidade e lugares de Memória II. Rio de Janeiro: UFRJ / FCC / SiBI, 2009.

QUEIROZ, Andréa Cristina de Barros; SOTO, Moana Campos (Org.). A Universidade e a sua diversidade patrimonial: memória, história, cultura e arte. Rio de Janeiro: UFRJ / FCC / SiBI, 2017.

QUEIROZ, Andréa Cristina de Barros. A Universidade e a Gestão do Patrimônio Memorialístico. In: OLIVEIRA, Antonio José Barbosa de; PEREIRA, Eliane Ribeiro; e MAURITI, Rosário (Org.). Práticas Inovadoras em Gestão Universitária: interfaces entre Brasil e Portugal. Rio de Janeiro: FACC/UFRJ, 2020, p.307-347.

QUEIROZ, Andréa Cristina de Barros.Historiadoras contra a ditadura civil-militar. In: MAIA, Andréa Casa Nova (org.) Recortes do feminino: cristais de memória e histórias de mulheres nos arquivos do tempo. Rio de Janeiro: Telha, 2021, p.210-218.

QUEIROZ, Andréa Cristina de Barros. A constituição do acervo de História Oral sobre os professores cassados da UFRJ durante a ditadura civil-militar. In: GALLO, Carlos Artur; CAVICHIOLI, Bruno Gazalle; SOUZA, Laura Feijó de; e SILVEIRA, Rafael Alexandre (Org.). Políticas de memória, democracia e sociedade: contribuições para uma reflexão crítica do passado e do presente. Porto Alegre: Casaletras, 2023, p. 154-164.

QUEIROZ, Andréa Cristina de Barros; e REGO, Lucas Barroso. Histórias, indivíduos e subjetividades: as trajetórias como categorias de análise na metodologia histórica. In: QUEIRÓS, Francisco Aquinei Timóteo; e SOUZA, Shelton Lima de (org.). Metodologias em pesquisas acadêmico-científicas: subjetividades, afetações e práticas. Rio Branco: Nepan Editora; Edufac, 2025, p.340-352.

QUEIROZ, Andréa Cristina de Barros. Memórias Monumentais do Massacre e dos Escombros da Nacional de Medicina durante a ditadura civil-militar. In: CARRIS, Luciene (org.). 1964: O que nos resta dizer? Rio de Janeiro: Metanoia, 2025, p.19-54.

 

    

Artigos

 

OLIVEIRA, Antonio José Barbosa de. Um lugar para a Universidade do Brasil: a ilha e o palácio como metonímia da identidade institucional. Anais do XIV Encontro de Regional da ANPUH-RIO: memória e patrimônio . Rio de Janeiro: UNI-RIO, 2010.

OLIVEIRA, Antonio José Barbosa de. Uma breve história da UFRJ. Projeto Memória, Divisão de Memória Institucional - SiBI / UFRJ, Rio de Janeiro: SiBI / UFRJ, 2008. 

QUEIROZ, Andréa Cristina de Barros. A Universidade do Brasil e as suas memórias: um estudo sobre a preservação de seu acervo. Anais do X Encontro Nacional de História Oral: testemunhos: história e política .Recife: UFPE, 2010.

QUEIROZ, Andréa Cristina de Barros.Memória, Documentação e Pesquisa da UFRJ: A UFRJ e a Ditadura Civil-Militar (1964-1985). Anais do XVII Encontro de Regional da ANPUH-RIO: memória e patrimônio . Rio de Janeiro: UFRRJ, 2016.

QUEIROZ, Andréa Cristina de Barros. A UFRJ e a sua modernização conservadora durante a ditadura civil-militar (1964-1985).  Anais do XXIX Simpósio Nacional de História: Contra os Preconceitos: História e Democracia. Brasília: UnB, 2017.

QUEIROZ, Andréa Cristina de Barros. A memória institucional e os impactos da repressão na UFRJ (1964-1985). Anais do Encontro Internacional e XVIII Encontro de História da Anpuh-Rio: História e Parcerias. Niterói: UFF, 2018.

QUEIROZ, Andréa Cristina de Barros. As memórias em disputa sobre a ditadura civil-militar na UFRJ: lugares de memória, sujeitos e comemorações. Tempo. Niterói: PPGH/UFF, v. 27 n. 1, p. 184-203, jan./abr. 2021. 

QUEIROZ, Andréa Cristina de Barros. Linhares e Lobo: trajetórias, memórias e resistências. Anais do 31° Simpósio Nacional de História [livro eletrônico] : história, verdade e tecnologia. São Paulo : ANPUH-Brasil, 2021.

QUEIROZ, Andréa Cristina de Barros; e CAMARGO, Juliano Leal. Da Academia ao barracão, do barracão à Academia: a UFRJ e o Carnaval. Box Digital de Humanidades. 15 mar. 2023.

QUEIROZ, Andréa Cristina de Barros; REGO, Lucas Barros. Ditadura, Repressão e Resistência: o caso de Maria Laura Mouzinho Leite Lopes (1919-2013)Revista de Ciências Humanas. Frederico Westphalen, RS: PPGE/URI, v. 25, n. 2, p. 240-258, maio/ago. 2024.

QUEIROZ, Andréa Cristina de Barros; e BARROSO, Lucas. A trajetória polissêmica de Josué de CastroRevista Cantareira. Niterói: UFF, v.1 n. 39, 2025.

 

 

 

 

UFRJ SiBI - Divisão de Memória Institucional da UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ