2005 

 

Organização: Antonio José Barbosa de Oliveira - antoniojosearrobafacc.ufrj.br

(professor do CBG/UFRJ e colaborador da Divisão de Memória). 

 

A partir de uma seleção, restauração  e digitalização de imagens do Arquivo Histórico do Escritório Técnico da Universidade, esta exposição pretende contar a história da longa trajetória de estudos, projetos e discussões que culminaram com a construção da Cidade Universitária da Universidade do Brasil, na atual Ilha do Fundão.
Além das imagens, a exposição conta com diversas matérias sobre o tema, publicadas nos principais jornais cariocas, durante a década de 1950.

 

Para que uma universidade?

“A função da Universidade é uma função única e exclusiva. Não se trata, somente, de difundir conhecimentos. O livro também os difunde. Não se trata, somente, de conservar a experiência humana. O livro também a conserva. Não se trata, somente, de preparar práticos ou profissionais, de ofícios ou artes. A aprendizagem direta os prepara, ou em último caso, escolas muito mais singelas que as universidades.

 

Trata-se de manter uma atmosfera de saber para se preparar o homem que o serve e o desenvolve.

 

Trata-se de conservar o saber vivo e não morto, nos livros ou no empirismo das práticas não intelectualizadas. Trata-se de formular intelectualmente a experiência humana, sempre renovada, para que a mesma se torne consciente e progressiva.
Trata-se de difundir a cultura humana, mas de fazê-lo com inspiração, enriquecendo e vitalizando o saber do passado com a sedução, a atração e o ímpeto do presente.” (Anísio Teixeira, 1935).

 

Ver fotos e informações sobre a construção da cidade universitária

 

UFRJ SiBI - Divisão de Memória Institucional da UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ