CFCH - Na 802a Reunião Ordinária do Conselho de Centro do CFCH, em 26 de setembro de 2016, foi inaugurado Espaço de Exposição Jessie Jane Vieira de Souza cujo objetivo é promover exposições no campo das Ciências Humanas e Sociais. Assim, pretende-se: estimular a produção de exposições no âmbito do CFCH; dar visibilidade à produção acadêmica de projetos das unidades, órgãos suplementares e bibliotecas no âmbito do CFCH; contribuir para a formação de curadores; e proporcionar a articulação com movimentos da sociedade civil na realização de exposições temáticas.

 

Fievent - A Divisão de Memória Institucional do Sistema de Bibliotecas e Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro desenvolve atividades permanentes de pesquisa, com o objetivo de viabilizar mecanismos para o diagnóstico, a identificação, a assessoria técnica e a difusão de acervos documentais escritos, iconográficos, cartográficos, arquitetônicos, artísticos e orais que representem a história e a memória da UFRJ. A maioria desses acervos estão disseminados na Base Minerva da UFRJ. Concomitante às pesquisas realizamos anualmente a série de Seminários Memória, Documentação e Pesquisa. A sétima edição desse ano contemplará a temática: Bibliotecas, Arquivos e Museus: saberes e práticas compartilhadas. Participarão desse evento profissionais de diferentes instituições de ensino e pesquisa, especialmente ligados a diversas áreas do conhecimento como: biblioteconomia, patrimônio, memória, história, museologia e arquivologia.

 

Eventos UFRJ - Temos o prazer de convidar para o nosso VII Seminário, Memória, Documentação e Pesquisa: Bibliotecas, Arquivos e Museus: saberes e práticas compartilhadas, a ser realizado nos dias 05 e 06 de Outubro de 2016, no Auditório Pedro Calmon, na Praia Vermelha.

 

Biblioteca Celso Furtado - Aline Balué, responsável pela Biblioteca Celso Furtado, visitou no dia 25/11 a exposição "450 anos da cidade do Rio de Janeiro contados pelas bibliotecas da UFRJ", instalada até o último domingo na Casa da Ciência (RJ). A exposição retratou a história do Rio de Janeiro com imagens de livros que fazem parte do acervo das mais de 40 bibliotecas da UFRJ e conexão direta para que o visitante descobrisse onde estava o livro.

 

UFRJ online, dia 05 de novembro de 2015 - UFRJ convida para exposição sobre 450 anos do Rio de Janeiro

 

Revista Biblioo, dia 08 de setembro de 2014 - Exposição retrata o impacto da ditadura civil-militar brasileira na UFRJ. Quase 50 depois, a UFRJ se propõe a rememorar estes fatos através de uma bela exposição onde esta e outras imagens estão à disposição do público. Realizada pelo Sistema de Informação e Bibliotecas (SiBI) e com curadoria de sua Divisão da Memória Institucional, a mostra tem por objetivo apresentar um panorama da vida universitária no momento do golpe de 1964 se estendendo até 1985, período que compreende os anos de chumbo no Brasil.

 

AdUFRJ, dia 01 de setembro de 2014 - O ano em que se completa meio século do golpe empresário-militar continua sendo marcado pelas iniciativas de resgate da memória e homenagens à resistência daquele período. Agora quem entra no diálogo sobre o tema é o Sistema de Bibliotecas e Informação (SiBI) da universidade com a exposição “1964: UFRJ – Imagens, Falas e Informações”.

 

UFRJ online, dia 18 de agosto de 2014 - Divisão de Memória Institucional do Sibi realiza exposição sobre os 50 anos do golpe militar

 

O Globo, dia 22 de março de 2014 - O texto do jornalista Leonardo Cazes, que escreve para o Caderno Prosa, entitulado “Nas universidades do Rio, o crescimento e repressão andaram juntos”, abrange o perído de ditatura militar e o papel das universidades do Rio de Janeiro até o momento atual, de criação da Comissão da Memória e Verdade, da UFRJ (CMV/UFRJ).

 

UFRJ online, dia 03 de setembro de 2013 - VI Seminário Memória, Documentação e Pesquisa

 

Instituto de Arquitetos do Brasil, Rio de Janeiro, dia 26 de agosto de 2013 - VI Seminário Memória, Documentação e Pesquisa

 

Instituto Augusto Boal (blog oficial), dia 28 de agosto de 2012 - V Seminário Memória, Documentação e Pesquisa: coleções especiais, patrimônio e memória

 

Universia.net, dia 15 de setembro de 2011 - UFRJ recebe Fórum seminário sobre memória documental. 

 

De Olho na CI, dia 12 de setembro de 2011 - Seminário sobre memória, documentação e pesquisa será realizado na próxima sexta. 

 

UFRJ online, dia 08 de setembro de 2010 - Nove décadas de memória

 

UFRJ online, dia 09 de setembro de 2009 - Pesquisadora discute internet e novos lugares de memória

 

UFRJ online, dia 03 de setembro de 2009 - III Seminário Memória, Documentação e Pesquisa

 

Pró-Reitoria de Pessoal Superintendência Geral de Pessoas (PR-4) da UFRJ, dia 03 de agosto de 2009 – Muito trabalho e perseverança: entrevista de Antonio José Barbosa de Oliveira, professor colaborador da Divisão de Memória Institucional do SiBI/UFRJ , professor assistente do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis. Antonio é responsável pelo setor de História do Registro da Informação e Memória Social e pela disciplina de mesmo nome.

 

Jornal do Sintufrj, edição nº 868 de 6 a 12 de julho de 2009 - Memória da UFRJ é tema no III Seminário Universidade: Memória, Documentação e Pesquisa que reunirá pesquisadores e estudiosos da história e da memória da instituição.

 

UFRJ online, 08 de julho de 2009 - Seminário na Praia Vermelha discute memória da UFRJ

 

Jornal do Brasil, edição do dia 19 de janeiro de 2009, pág. A19 - A história é matéria viva – profissionais recomendam: a História não deve ser ensinada como um passado acabado, sem uma correlação com o presente. Nas salas de aula, passado e presente ainda distantes. Especialistas veem ensino de história mais crítico, mas ainda há falhas.

 

Jornal da UFRJ, n. 40, dez/2008, p.17-19 - Em dezembro de 1968, a decretação do AI-5 endureceu o regime militar e trouxe consequências imediatas às universidades. Nesta matéria, contribuímos com as reflexões sobre a problemática da fragmentação universitária e sobre a extinção da Faculdade Nacional de Filosofia (FNFi)

 

Jornal da UFRJ n. 34, maio de 2008, pag. 28-29 - Um museu a céu aberto, por Rafaela Pereira.

 

UFRJ online, 24 de outubro de 2008 - Universidade e seus lugares de Memória

 

Web TV UFRJ, 10 de outubro de 2008 - Entrevista de Antonio José sobre o Palácio Universitário da Praia Vermelha.

 

UFRJ online, 09 de outubro de 2008 - Memória da UFRJ é preservada em livro lançado pelo SiBI.

 

UFRJ online, 14 de abril de 2008 - A universidade e seus lugares de memória.

 

UFRJ online, 19 de março de 2008 - II Seminário Memória, Documentação e Pesquisa

 

UFRJ online, 28 de março de 2007 - Pela memória viva da universidade

  

Olhar Virtual, edição 213 de 20 de julho de 2008 – A universidade e os múltiplos olhares de si mesma.

 

Fórum de Ciência e Cultura, 24 de abril de 2007 – Os 70 anos de criação da Universidade do Brasil.

 

UFRJ SiBI - Divisão de Memória Institucional da UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ