A Divisão de Memória Institucional do Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ a fim de constitiur o acervo de História Oral sobre a trajetória dos quarenta e quatro professores cassados pela Universidade durante a ditadura civil-militar (1964-1985), desde novembro de 2022, começou a realizar entrevistas com os docentes que trabalharam com estes professores cassados e/ou com os familiares. Reforçamos que esta pesquisa também incentiva a análise, a disseminação do acervo universitário, de seus lugares de memória, a orientação de novas pesquisas de Iniciação Científica entre os estudantes que se apropriam destes acervos como fontes e objetos de pesquisa. Ao analisar as trajetórias destes docentes promovemos um debate sobre o que foi o esvaziamento científico, político, social e cultural enfrentado pela UFRJ, e por muitas instituições de ensino e pesquisa, ao longo dos 21 anos de ditadura através da censura, perseguições, expulsões, violências e prisões sofridas pelo seu corpo social e em suas pesquisas.

Entrevistas realizadas:

FERREIRA, Marieta de Moraes. Marieta de Moraes Ferreira. Entrevistadora: Andréa Cristina de Barros Queiroz. Rio de Janeiro: UFRJ/SiBI/DMI, 22 nov. 2022. Transcrição de vídeo. Entrevista concedida ao Projeto A trajetória dos professores cassados pela UFRJ durante a ditadura civil-militar (1964-1985).

CASTRO, Josué Fernando de. Josué Fernando de Castro. Entrevistadora: Andréa Cristina de Barros Queiroz. Rio de Janeiro: UFRJ/SiBI/DMI, 06 jun. 2023. Transcrição de vídeo. Entrevista concedida ao Projeto A trajetória dos professores cassados pela UFRJ durante a ditadura civil-militar (1964-1985).

LOPES, José Sérgio Leite. José Sérgio Leite Lopes. Entrevistadora: Andréa Cristina de Barros Queiroz. Rio de Janeiro: UFRJ/SiBI/DMI, 28 jun. 2023. Transcrição de vídeo. Entrevista concedida ao Projeto A trajetória dos professores cassados pela UFRJ durante a ditadura civil-militar (1964-1985).